quarta-feira, 19 de outubro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O ENEM 2016

O movimento Ocupa Paraná vem por meio desta nota esclarecer alguns fatos. Dias atrás o INEP desmentiu a versão falsa da notícia divulgada por Beto Richa dizendo que o Enem seria cancelado no Paraná por causa das ocupações nas escolas estaduais, alguns dias depois o governador viaja para Brasília para pressionar o governo federal e hoje o MEC informa que prova será ADIADA (e não CANCELADA) em 145 escolas do Paraná. Isso claramente é mais uma tentativa do governador de derrubar nossas mobilizações com o respaldo de Mendonça e Temer que se recusam a dialogar quanto a MP 746 e a PEC 241.

Nós do movimento Ocupa Paraná deixamos claro que já nos aproximamos de 800 escolas ocupadas e que não temos intenção alguma de prejudicar ninguém no ENEM, sabemos que os estudantes das 145 escolas não hesitariam em suspender temporariamente as ocupações para que a prova acontecesse. E com certeza essas escolas voltariam a ser ocupadas depois do Enem da mesma forma que tem acontecido com as escolas desocupadas por reintegrações de posse.

Ainda assim teríamos mais de 650 escolas ocupadas e nosso movimento seguiria forte e resistente. No entanto, não cabe a nós decidir o que fazer nesse caso, essa será mais uma pauta da ASSEMBLEIA ESTADUAL que irá acontecer dia 26 (10 dias antes do prazo dado pelo MEC) e só essa assembleia decidirá quais rumos nossas ocupações tomarão.

Vale lembrar que ainda é preciso um POSICIONAMENTO OFICIAL do MEC afinal a matéria no G1 diz que são 145 escolas, mas o link mostra que antes estava escrito 210 escolas (estariam eles decidindo qual a mentira iriam publicar?) e o MEC em momento algum citou quais são esses locais para que a gente possa tomar as devidas providências, deixando ainda mais claro que na verdade essa iniciativa foi tomada as pressas para tentar nos enfraquecer. Sendo assim, seguimos ocupando escola e resistindo na nossa luta até que novas decisões sejam tomadas.

Comunicação
Movimento Ocupa Paraná